Iniciamos nosso ciclo de oficinas na cidade de Cerquilho, fomos acolhidos pelo Senai local, que nos ofereceu um espaço que logo se transformou em um ateliê vivo. Nossa turma foi diversa com: estudantes, artesãs, professoras, agentes da limpeza urbana e profissionais de diferentes áreas, todas unidas pela vontade de criar. Esse encontro de histórias orientou a troca de experiências e novas descobertas da oficina. Cada participante se envolveu de forma autêntica com as propostas, expressando suas ideias e sensibilidades por meio das técnicas apresentadas. O resultado foi plural, carregado de personalidade, originando gravuras delicadas, estandartes potentes, peças de roupa revitalizadas pelas novas estampas. Mais do que produtos, foram manifestações da diversidade, do feito à mão e das descobertas do processo criativo.
Cerquilho
O primeiro núcleo a receber o projeto foi o município de Cerquilho, em parceria com o Fundo de Solidariedade Social, a Secretaria de Trabalho e o Senai.
Sobre o encontro
A nossa primeira oficina do Ateliê 11, foi realizada na cidade de Cerquilho, o público participante foi bem diverso, desde adolescentes até pessoas idosas, algumas pessoas trabalhavam com artesanato, mas a maioria nunca havia trabalhado com stencil. Sinto que as pessoas se envolveram efetivamente com a oficina e conseguiram produzir materiais muito interessantes. A integração entre nós do Ateliê 11, com o público e com o espaço que sediou a oficina foi muito boa. Nos nossos encontros, além de trabalharem duro, as participantes pareciam se divertir enquanto produziam. Foi muito interessante ver a mudança e a evolução na produção de cada uma delas!