No espaço inspirador da biblioteca da cidade, trabalhamos numa área aberta da antiga construção de tijolos de barro carregado de história. As participantes de Lençóis Paulista estavam focadas em desenvolver seus próprios negócios, buscando aprimorar técnicas e aprender novas formas de aplicar a criatividade em produtos autorais. Entre artesãs, microempreendedoras, profissionais autônomas e estudantes, o grupo demonstrou grande interesse em criar, durante as oficinas, estampas exclusivas, gravuras em papel e peças customizadas como: placas decorativas, estampas corridas e peças de roupa revitalizadas explorando o potencial da arte como ferramenta de expressão e de sustentabilidade econômica. O envolvimento e a determinação de cada participante tornaram o curso um espaço de troca e crescimento, afirmando o empreendedorismo feminino em Lençóis Paulista.
Lençóis Paulista
O segundo núcleo a receber o projeto foi o município de Lençóis Paulista, em parceria com a Secretaria de Cultura e o Espaço Cultural "Cidade do Livro".
Sobre o encontro
A segunda oficina do Ateliê 11 realizada em Lençóis Paulista foi muito interessante. As participantes, mulheres de diferentes idades, tinham interesse em produzir estampas que colaborassem com seus próprios negócios. Quase ninguém tinha tido contato com a técnica do stencil antes da oficina. O trabalho realizado durante nossos encontros foi muito produtivo, graças ao espaço cedido para nossa oficina, que era amplo e inspirador. A troca de experiências entre o grupo e a colaboração entre as participantes fizeram da nossa oficina um espaço acolhedor.